quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MANJERICÃO-BASIL-BASILIC-BASILICO

Antes de começar a escrever sobre esta erva pensei, vou ser o mais breve possível, e logo percebi que isto seria uma tarefa um tanto complicada. Uma de minhas ervas favoritas...


Nome Científico: Ocimum basilicum
Definição:
Erva anual de até 50 cm, da família das labiadas. Odorífera, com pequenas folhas ovadas e flores, róseas, brancas, ou purpúreas em espigas.
Origem: Irã e India


Um pouquinho de história: 

Antigamente...
● Uma planta herbácea aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. O termo Basilic- como conhecido quase globalmente-é de origem grega(βαζιλικόν) significa: “Planta Real”. Recebeu esta reverência pois Helena encotrou a cruz de cristo sobre um pé de manjericão. Também foi utilizado pelos egípcios nas mumificações, pois ja conheciam as propriedades anti-bacterianas e conservantes. Na Grécia foi uma erva real, recolhida somente pelos basileus(reis) em rituais misteriosos e considerada simbolo da fertilidade. Muitas civilizações também o utilizavam em rituais oferecidos para mortos onde punham um maço na mão dos defuntos.

Hoje...
● Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

Cultivo:
Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.


Qualidades:
● Induz a transpiração, harmonisa a função do estomago, díssipa humidade e neutralisa as toxinas.
● Indicado para gripe, sinusite, dor de cabeça, enxaqueca, depressão, intolerância digestiva, insonia e menstruação irregular.
● Pode ser feito uma infusão com suas folhas à ser bebida após as refeições. Também utilizados em saladas, sopas, carnes grelhadas, cereais e macarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário