Planta herbácea da familia das labiadas, nativa da Eurásia, de folhas lanceoladas ou oblongas e flores violáceas em espigas.
Também conhecida como mentha que é seu nome científico.
As mentas são plantas herbáceas vivazes, compreendendo numerosas espécies, das quais muitas são cultivadas em função de suas propriedades aromáticas, condimentares, ornamentais ou medicinais.
Em suas propriedades medicinais, é usada como anti-séptico, aromática, digestivo, estomáquica e expectorante.
Descrição:
Sabor amargo e picante, dissipa o calor, acalma a garganta e neutralisa as toxinas.
Indicações:
Gripe, dor de garganta, aftas, sangramento do nariz, dor de dente, enxaqueca, acidez, coceiras...
Pode ser utilizada em:
● Saladas, pratos exotico e molhos
● Em infusao somente ela, ou junto ao chá.
Cultivo: Seu cultivo é extremamente simples. O solo não deve ser bem adubado, pois quando há muito adubo disponível para a planta, ela cresce muito e não consegue concentrar sua essência. Então, quanto menor é a planta, mais concentrada será a essência. O plantio pode ser feito o ano todo, mas a melhor época é no início da primavera.
O espaçamento recomendado é de 25 x 25 cm entre as plantas. Quando o plantio for feito por meio de estolões, basta colocar o caule com as raízes rente à superfície e cobrir com uma fina camada de terra, deixando os ramos com folhas acima do solo. Logo após o plantio, as mudas devem ser protegidas do excesso de sol, pois pode queimar as folhas.
Quando adultas, elas toleram tanto ambientes bastante ensolarados, quanto sombreados. Um ambiente intermediário, ou seja, sujeito a sol e sombra ao longo do dia é o ideal. Quando plantada em vaso, a terra deve ser renovada no início da primavera. Neste momento você poderá podá-la, pois suas raízes ficam bem emaranhadas. Ótima época para fazer novas mudas.
A colheita pode ser feita o ano todo. Se deixada crescer livremente, sem colheita ou poda, pode se tornar uma planta invasora.